Suspensão de bolsas de estudo da Capes atinge todas as áreas e pode afetar pesquisas

A suspensão de novas bolsas de estudo para estudantes de pós-graduação concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma fundação do Ministério da Educação (MEC), vai atingir todas as áreas de conhecimento e pode afetar pesquisas. O “congelamento” das bolsas ocorre a partir desde mês de maio, segundo a assessoria da fundação e atinge até as bolsas de pós-doutorado, o nível mais alto de pesquisa.

curso-online-metodologia-da-pesquisa-cientifica.jpg

Ao todo, a Capes oferece 200 mil bolsas de estudo para que os universitários possam se dedicar ao desenvolvimento da ciência. O total de bolsas suspensas, as áreas de pesquisa afetadas e o valor congelado não foram divulgados.

A Capes é uma fundação do MEC que oferece 200 mil bolsas de estudo. Quem estava aguardando a conclusão de um estudo para que a bolsa fosse repassada a outro estudante agora não sabe mais quando receberá o benefício.

Os estudantes que aguardavam que outros universitários concluíssem seus estudos e liberassem a bolsa para uso de outro aluno estão sem saber quando poderão retomar os recursos. Segundo a Capes, o bloqueio não atinge estudantes cujos mestrados e doutorados estão em andamento.

O valor mensal por estudante é de R$ 1,5 mil no mestrado e R$ 2,2 mil no doutorado.

Em nota, a Capes diz que o sistema para geração de folhas de pagamento “permaneceu fechado para ajuste da concessão de bolsas” neste mês, o que, na prática, significa o “recolhimento de bolsas que estavam à disposição das Instituições”.

Nesta quarta, o pró-reitor de pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Gilberto Carlotti Junior, enviou um comunicado aos professores demonstrando “preocupação” com os cortes de verbas no MEC e na Capes.

Novas medidas na Capes

Além do congelamento das bolsas identificadas nos programas de pós-graduação, a Capes prevê:

  • Redução gradativa da concessão de novas bolsas para todos os cursos que se mantêm com nota 3 (conceito mínimo de permanência no sistema de pós-graduação da CAPES) no período de dez anos. Atualmente, 211 programas têm essa pontuação;
  • Suspensão de novas bolsas do programa Idiomas Sem Fronteiras originado do Ciência sem Fronteiras.
    Segundo a Capes, serão reforçadas as parcerias com o setor empresarial, para que possam ser ampliados os investimentos em pesquisa.
  • Fonte: G1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s