Mulheres trabalham 11h a mais do que homens em afazeres domésticos

As mulheres do Piauí trabalham 11,4 horas a mais que os homens semanalmente quando o assunto são os afazeres domésticos. Elas chegam a se dedicar, em média, 21,3 horas semanais cuidando de pessoas ou realizando as tarefas de casa. Já os homens, se dedicam 9,8 horas desenvolvendo as mesmas atribuições. Ao final do mês, as mulheres chegam a trabalhar 45 horas a mais do que os homens.

Os dados são referentes a 2018 e fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta terça-feira (30) pelo IBGE.

Segundo a pesquisa, no Piauí,  84,7% das pessoas de 14 anos ou mais realizam trabalhos domésticos. O Estado que registrou o maior indicador foi o Distrito Federal, com 91,9% das pessoas. O menor indicador ficou com o Rio Grande do Norte, 75,8%. A média geral observada para o Brasil foi de 85,6%.

Os números mostram que, quanto ao gênero, no Piauí  92,3% das mulheres realizavam afazeres domésticos em 2018, contra 76,3% dos homens, uma diferença de 16 pontos percentuais.

A pesquisa elencou os afazeres domésticos mais praticados pelo piauiense: preparar ou servir alimentos, arrumar a mesa ou lavar louça (76,4%), limpar ou arrumar o domicílio, a garagem, o quintal ou  o jardim (74,6%) e cuidar da limpeza ou manutenção de roupas e sapatos (72,3%).
As pessoas de 25 a 49 anos são as que mais realizavam afazeres domésticos (89,1%), seguido das pessoas de 50 anos ou mais (83,8%) e das pessoas de 14 a 24 anos (77,5%).

A pesquisa constatou que tanto no Brasil como no Piauí, quanto maior o nível de instrução das pessoas, maior a participação na realização dos afazeres domésticos. Assim, no Piauí em 2018 verificou-se que as 90,3% das pessoas que tinham nível superior completo realizavam afazeres domésticos, enquanto que 82,0% das pessoas sem instrução ou com nível fundamental incompleto o faziam.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s