Prefeitura de São Julião é uma das poucas do Piauí adimplentes junto ao IEGM, diz TCE

prefditureaiegmmm-768x577

A Prefeitura Municipal de São Julião – PI, na gestão do prefeito Dr. Jonas tem investido cada vez mais na capacitação e trenamento de seus servidores seja em Picos ou na capital Teresina. E os resultados têm sido positivos. O município de São Julião – PI é um dos poucos do estado do Piauí que se encontra adimplente com todas as suas obrigações junto ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal, o IEGM, segundo relatório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí – TCE/PI.

Os questionários do IEGM servem para avaliar os municípios do Estado relativo ao exercício de 2018 e é aplicado pelo Tribunal de Contas do Piauí entre os dias 20/02/2019 e 30/04/2019. O índice foi criado com o intuito de modernizar e tornar eficientes e efetivos os serviços públicos, de modo a acompanhar a evolução das necessidades sociais.

O envio do questionário IEGM é obrigatório e faz parte das contas de governo, sendo incluso no relatório. O não envio dos questionários por parte dos municípios está sujeito a penalidades ao gestor.

O acesso aos formulários eletrônicos é realizado por meio de uma chave especial, enviada aos responsáveis cadastrados e cabe aos gestores municipais designar os responsáveis de cada formulário por meio do endereço https://www.tce.pi.gov.br/iegm/usuarios.

SOBRE O IEGM

O IEGM é composto pela combinação dos dados governamentais, dados de prestação de contas e informações levantadas a partir de questionários preenchidos pelas Prefeituras Municipais e avaliará a qualidade de gastos, as políticas e atividades municipais, estabelecendo visões da gestão para sete dimensões da execução do orçamento público, selecionadas a partir de sua posição estratégica no contexto das finanças públicas, a saber: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação.

Os objetivos do índice são compor a consolidação do IEGM Brasil relativo ao exercício de 2018, oportunizar aos gestores a correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do seu planejamento, contribuir para a transparência e aprimoramento da gestão pública, melhorar a sistemática de acompanhamento e avaliação das políticas públicas, alcançar eficácia e efetividade nas ações de controle externo e fortalecer o controle social.

FONTE: Portal É Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s